quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Por que não aqui?

A distância pode ser uma grande violência.

O aniversário do Cauz


Foi por esses dias. E eu não o vi. Então, fiz pra ele este desenho. Vê aqui as casinhas. Essa é uma colina no interior do Maranhão. Este aqui é o Cauz. Ele usa esse chapéu para se proteger das águias. Sabe,né?Lá no Maranhão tem muita águia. Só perdem para os sabatincos... Como assim você não conhece um sabatinco? Onde é que vamos parar?! Os sabatincos foram levados ao Maranhão nas incursões argentinas de busca por batatas-limão. Hum...Você também desconhece as batatas-limão...Êita! São as batatas que o Cauz inventou. Lá no quintal dele tem um punhado. Tem também uns pés-de-meia...Porque no Maranhão faz um frio da peste!Tanto que o Cauz comprou uma vaca e muito cacau!Ai!Que saudade que deu daquela terra! Lá tem cada sorriso e cada amanhecer! Hum...Se você quiser visitar, é só falar com o Cauz. Ele é muito hospitaleiro. É meio estranho também, mas, como dizem "Faz parte do meu show...".

Esquecer

- Mãe, você entregou a foto pra ela?
- Ainda não, querida!Esqueci.

- Mãe, você levou a foto?Ela tá tão velhinha...Ia ficar feliz...
- Ah!Verdade!!Vou levar!Deve ser a única foto que ela tirou com a família toda...

- Mãe, lembrou da foto?
- Meu Deus!Esqueci de levar!!...Não te contei?...Ela morreu...

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Sordidez

- Ah!Ele não é "bonzinho" demais!Só não é compatível com seus sórdidos desejos!

Inventando inutilidades úteis


Tenho tantas histórias que ninguém acreditaria-me se soubessem. O que não seria um erro, uma vez que a maioria destas histórias só existiu por um átimo de segundo, ou menos, dentro dos meus olhos. Escrevo um livro por minuto. O rapaz que acabou de passar de moto daria uns dois volumes.

Corifeu

"Os ratos fazem arte. Os artistas fazem dinheiro."

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O caderno

E foi aqui que uma canção me fez chorar pela primeira vez.

"Serei de você, confidente e fiel..."


"A vida se abrirá num feroz carrossel..."

Aquarela

Aprendi a cantar esta na terceira série. Foi amor à primeira nota.

Eu estou aqui.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Eu não gosto das Olimpíadas.Não mesmo. Nem um tantinho.


Atletas enormes praticando qualquer esporte muito bem. É isso. Eu só acho bacana ver como as fisionomias obedecem aos estereótipos. Só. No mais,é gente que passou os últimos anos treinando todos os dias pra ganhar uma medalha. As mães não dizem que a gente tem que fazer as coisas sem esperar reconhecimento? E não é assim que geralmente acontece na vida (não o não esperar, mas o não receber)?Não é um pessimismo disfarçado (ou explícito), só a maneira como percebo as coisas (será uma maneira pessimista?). As Olimpíadas incitam a competitividade exacerbada (existe uma não-exacerbada?) e o culto à forma, além de oferecer espaço para promoção de marcas e gerar dinheiro e mais dinheiro. Chuva no molhado.

E o que dizer do choro dos que perdem, da sensação de que foi tempo desperdiçado, da vergonha, frustração, tristeza? Não vejo problema em sentir tudo isso (talvez eles nem sintam), mas não compreendo o sentir porque não marcou tantos gols quanto deveria. E os machucados? Torce, quebra, luxa, rompe, desgasta, corta. Pra quê? O corpo é o que mantém sua lucidez - ou loucura- neste mundo. E eu quero minha lucidez/loucura aqui. É o dinheiro? É bem provável que seja. Pra muitos deles deve ser. Claro que deve haver o tal do empenho e o dito amor (estou desdenhando,né?). Não sei. Como um bom dogma que sou, tenho aversão a valores muito diversos.

Mas e a união dos povos? Acho mesmo que os povos deveriam se unir por uma causa mais nobre que a Daiane dos Santos e o nadador das mil medalhas. Talvez uma visita ao Congo fosse mais benéfica para a humanidade que umas fotos dos templos budistas. Ninguém tem tempo de doar sangue no hospital da cidade, mas o jogo de vôlei não dá pra perder! Quantas pessoas compraram um livro de gramática nestes últimos meses? E camisetas da seleção? Não dá pra falar bom dia pro cobrador do ônibus, mas se ele lhe desse um ingresso pra um jogo seria bem diferente.

E as crianças crescem vendo isso. Pra que estudar se podem jogar bola e ganhar milhões?Quantas efetivamene ganham? E o que acontece com as que fracassam?"Esporte é vida". Sei. A maior lorota de todas. Sou plenamente favorável à uma caminhadinha ou qualquer coisa que o faça feliz e mantenha seu coração batendo. Sou contra o "treinar até a morte" e contra qualquer evento que apóie essa idéia.Com tantos milênios de história, a humanidade bem que podia arranjar um pretexto melhor para uma festa. Quem sabe salvar umas vidas?

obs: tudo isso não significa que eu faço as coisas certas. Na verdade, não significa nada. Ou tudo. Entenda como quiser.

Self


Eu não sou uma teoria. As teorias são passíveis de refutação. Eu sou um dogma e espero que o mundo se encaixe nas coisas que acredito. Caramba!

Coisas muito distintas

- Você morreria por amor?
- Sim.
- E matar, você mataria?

domingo, 17 de agosto de 2008

Terra do Nunca

Aqui o Sol brilha muito mais que em qualquer outro lugar. As árvores são mais verdes e fazem muito mais sombra. Aqui há poucos carros nas ruas e o silêncio faz um convite a um passeio de bicicleta antes do almoço. Há um bocado de velhinhos dispostos a um "bom dia" seguido de um sorriso, e meia dúzia de jovens cansados sentados nos banquinhos da praça. Aqui é um bom lugar para um churrasco ou para olhar o nada acontecer daquela maneira que só o nada acontece. A felicidade vive bem ali ao lado da barraca de pastéis. Aqui eu explodo de felicidade a cada manhã. Aqui me tornei quase tudo que sou.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A minha mãe


Se eu só pudesse salvar uma pessoa no mundo, seria, obviamente, a minha mãe. Tenho medo que ela morra sem que eu tenha conseguido mostrar o quanto a amo. Tento sempre e sei que ela acredita nisso, mas nunca me é suficiente...

A minha mãe me ensinou a respeitar as pessoas e falou da necessidade de fazer do mundo algo melhor. Se disserem mil vezes que devo mudar, não mudarei. Isto é no que acredito e nada faz mudar a essência de alguém. Minha mãe me deu vida e essência,e mesmo que o mundo me mate todos os dias,recusarei a deixar-me, a ignorar o que sou. Isso sim seria morrer.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A questão é

"- Meiri, você deveria aprender a se defender."

...
1.O que é mais errado: eu não me defender ou você machucar desnecessaria e conscientemente?

2.Ou você deveria não atacar?

3.Por quê?Para ser como você?

4.Isso me deixaria fazer parte do seu grupinho?

5.E acabar com a falsa superioridade de vocês??Jamais!

O caso não é que não sei dar respostas. O caso é que não quero dá-las.Não quero porque responder me tornaria um deles. A questão toda é que não quero ser parte do que não admiro. E eu não admiro a desumanidade.

"Há pessoas tão pobres que só têm dinheiro."

domingo, 3 de agosto de 2008

Desenhinho


Coisas bacanas para se fazer num dia de chuva

O paradoxo da espera do ônibus

Veja aqui

Aurélio

Almocei hoje na casa do Aurélio. Ele é um amigo que conheci em Piedade, lá pelos dez ou onze anos de idade. Engraçado como ele manteve trajeitos bem característicos absolutamente preservados! Isso é bom! Entre os meus diversos choques (o Aurélio sabe de muita coisa que não sei...) estão:

- ex-colegas de sala tiveram filhos e casaram (é a ordem das coisas, mas isso me deixa pasma!)

- ele foi ao show do Cat Power porque ganhou um ingresso de um dos caras que tocou naquele dia (o Aureous trabalhava num hotel). Ficou na fila D, bem mais perto que a fila onde estava a Marisa Monte, por exemplo. Inacreditável!

- quando morou em Minas, ele conheceu o irmão do meu namorado,mas nenhum dos dois nunca imaginou isso.

- fomos a uma padaria onde a caixa de bombons Nestlé custava dez reais!Cruzes!

É, fiquei com medo do tempo. Nada grave. Só a velha sensação de impotência.

Nossa!

Domingo. Vejo fumaça saindo da casa do vizinho. Cheiro de churrasco. A primeira coisa que penso é que ele está assando a esposa...Envolta em alumínio!Nossa!

sábado, 2 de agosto de 2008

Sonhos com muito creme

"Tá pegando o jeito!! Vai ser um ótimo ornitorrinco em breve!"

Luísa mandou um beijo


Do Rio!!Música boa pra dançar, sozinho no quarto, de pijama, às 15:25, aspirando um pão na chapa, ansioso por chuva, numa bela tarde de sábado!

Anselmo

Jump!!!

Tô musical hoje!!!

Qual é a letra que simboliza 'vermelho' pra você?

Vou tentar fazer macarrão com brócolis e bacon.

Sempre lembro da Lispector dizendo: "Eu não sou assim triste...É que eu tô cansada hoje..."

Quero um novo pote de tinta!

Se eu escrevesse um livro, você leria?

Vou limpar o quarto.

Te devo uma carta.

Quer passear no meu bote?

Bazar Pamplona


As músicas e clipes são excelentes!Destaque para o site dos caras com cada integrante respondendo a umas perguntas bem groselhas!!Demais!!!Oiés (Guarda,2008)!

Site dos caras
A moça da embalagem de xampú
Bem-me-leve

Javiera Mena


Uma banda chilena que quando se ouve, dá vontade sublimar o mundo!
Esse provavelmente não é clipe oficial...Mas acho que nem há um pra essa música...

Sol de Invierno

Puta que pariu!


Impressionante!

Uma vida em dois segundos


Despedem-se. Ele dobra a esquina. Ela permanece lá a olhar a rua na esperança de que ele volte. "Contarei até 11".11. Nada. Ela atravessa o portão de volta à casa.

Despedem-se. Ele dobra à esquina. Pára em seguida e pensa em voltar. "Contarei até 13".13. Ela não estava mais lá. Ele vai embora.